Plataforma Dimensions para gestão de periódicos

    Dimensions é um mecanismo inovador de descoberta para editores científicos, que permite o acesso e a análise de informações relevantes em todo o ciclo da pesquisa acadêmica, desde o financiamento até o impacto. Desenvolvido em colaboração com mais de 100 organizações acadêmicas e de pesquisa em todo o mundo, reúne mais de 145 milhões de registros, entre dados de publicações, financiamentos, políticas, patentes, ensaios clínicos, altmetria e citações, permitindo explorar mais de 4 bilhões de conexões entre esses elementos.

    Com dados de diversas fontes nacionais e internacionais, como publicações e citações do CrossRef e PubMed, dados de financiamentos do CNPq, FAPESP e FAPERJ, e políticas públicas de mais de 12 países, entre outros dados, os editores científicos podem descobrir, contextualizar e comparar o uso e o alcance de suas publicações, a fim de demonstrar seus variados impactos.

    Neste minicurso, vamos abordar conteúdos e técnicas para entender melhor:

    • Quais são os impactos e resultados alcançados pelas pesquisas publicadas em seu periódico?
    • Como seu periódico se compara a outros semelhantes a nível local, regional e global, em relação a publicações, citações e atenção online?
    • Quem são e onde estão os potenciais autores e revisores em sua área de publicação?
    • O nível de financiamento em sua área de publicação está estável, aumentando ou diminuindo? De onde vem o financiamento?
    • Como posso ajudar os autores a entender o valor único de sua expertise em um contexto global?
    • Como indexar os conteúdos de seu periódico na plataforma Dimensions para aumentar sua visibilidade e alcance?