ProCPC

  • O PROCPC – Programa para Capacitação em Publicação Científica é um programa de capacitação híbrido criado em parceria com o Council of Science Editors/USA, onde a maior parte dos requisitos para certificação poderão ser cumpridos no Brasil durante os eventos da ABEC.
    Este programa se destina a todos aqueles que atuam em publicação científica e que estejam interessados em complementar sua formação para desempenhar suas funções editoriais de forma segura e atualizada.
    Caso você ainda não faça parte deste programa, veja abaixo as etapas para fazer parte do mesmo:

    Afiliação
    Para participar do ProCPC é preciso ser afiliado e estar adimplente com a anuidade junto à ABEC ou ao CSE, durante todo o período de capacitação.

    Inscrição no Programa
    Clique aqui para fazer a inscrição diretamente no site do CSE ou solicite o formulário de inscrição através do e-mail procpc@abecbrasil.org.br.

    Taxa de inscrição
    A Taxa de inscrição é de 75 dólares e deve ser paga diretamente ao CSE, uma única vez. Clique aqui para efetuar o pagamento.

    Importante: Você será considerado admitido no programa após o pagamento desta taxa e terá os requisitos validados a partir de então. Em nenhuma hipótese, atividades executadas anteriormente serão consideradas como requisitos cumpridos.

    Requisitos
    A partir da data de admissão e no prazo de até 5 anos, o participante deve preencher os seguintes requisitos:

    FASE I – Deve ser iniciada após pagamento da taxa ao CSE:

    • Frequentar 1 CSE Annual Meeting nos USA;
    • Frequentar 2 ABEC Meeting sno Brasil;
    • Assistir a 3 seminários do CSE na internet (CSE webinar), sendo que pelo menos dois dos seminários deverão ser ao vivo e um poderá ser gravado;
    • Frequentar 2 minicursos de sua escolha entre os CSE Short Courses oferecidos durante o CSE Annual Meeting (EUA) e os Minicursos ProCPC oferecidos no Brasil durante o ABEC Meeting.

    FASE II – Deve ser iniciada apenas após completar a Fase I

    • Propor um projeto de pesquisa para avaliação do Comitê do Programa de Certificação do CSE que deverá incluir os conceitos aprendidos ao longo do programa e abordando uma questão emergente em publicação científica;
    • Apresentar um pôster no CSE Annual Meeting ou no ABEC Meeting. Caso queira, poderá submeter um artigo para a revista Science Editor, redigido em inglês, que estará sujeito ao processo normal de avaliação pelos pares do periódico.

    Certificação
    O CSE oferecerá um certificado de conclusão e será feita uma apresentação formal durante o CSE Annual Meeting e no ABEC Meeting para os graduados que estiverem presentes. Os graduados serão anunciados na publicação Science Editor e no almoço de premiação do CSE Annual Meeting.